De acordo com uma pesquisa, os profissionais de saúde carecem de treinamento significativo na área de negócios da saúde.
A lacuna entre a formação médica e a profissionalizante é grande o suficiente para impedir os médicos de se tornarem parte integrante do mundo empresarial e administrativo.
Saber como construir um modelo de negócios vigoroso e sustentável ajudaria qualquer empresário médico a gerenciar o lado comercial de sua profissão.
Dessa forma, poderiam contribuir mais para a pesquisa, o desenvolvimento e a adequada prestação de serviços de saúde.
No entanto, tornar-se um empresário médico e construir uma carreira estável na área da saúde como gerente não é impossível.
O setor de saúde está pronto para absorver startups inovadoras e o empreendedorismo na medicina deve ser um assunto cada vez mais abordado.
Saber o que quer
Segmentos como biotecnologia, sistemas de análise de big data, aplicativos de saúde e medicina preventiva, entre outros, aguardam pessoas capacitadas e ideias excepcionais.
De acordo com estatísticas recentes, o custo da saúde por pessoa pode aumentar bastante para os próximos anos.
Não importa a quantidade de turbulência que o setor de saúde tenha que enfrentar no futuro imediato, as pessoas ainda investirão em sua própria saúde.
Em outras palavras, sempre haverá um mercado para empreendedores médicos. À medida que a economia se recupera e as necessidades aumentam, os empresários médicos estarão ocupados.
No entanto, abraçar um caminho de negócios não é uma tarefa fácil, não importa a profissão escolhida.
Aqueles que se tornam médicos enfrentam os mesmos desafios – se não os mais difíceis – de todas as outras pessoas que desejam seguir o caminho do empreendedorismo.
Rede, rede, rede
Sua jornada para se tornar um empresário médico de sucesso exigirá mais do que uma ideia e os fundos para que isso aconteça.
A saúde é um mercado competitivo e as empresas de saúde têm ainda mais dificuldade para se tornar estáveis e bem-sucedidas.
O primeiro passo é participar de encontros, congressos e conferências de saúde.
Alguns dos maiores encontros de saúde reúnem milhares de participantes em vários campos.
Em comparação com as conferências médicas tradicionais, esses encontros reúnem profissionais de negócios e gestão, TI, empresários, investidores, seguradoras e assim por diante.
Essas reuniões representam a oportunidade perfeita para obter conhecimento direto sobre o lado comercial do setor de saúde, encontrar investidores e parceiros em potencial.
Através disso, vai ser possível aprender com formuladores de políticas, gerentes e muito mais.
Escolha o investidor certo
Um investidor que não compartilha de sua visão e metas em termos de lucro, avanço na área médica e desenvolvimento social por meio da medicina se tornará um fardo a longo prazo.
Ninguém pode minar a importância do investidor, seja ele um banco, um grupo de investidores anjo, um grupo financeiro e assim por diante.
Porém, com o networking correto, uma compreensão clara dos objetivos do seu negócio e da importância do mercado, um sólido plano de negócios.
Assim como, forte conhecimento das normas e oportunidades do setor, você poderá encontrar os investidores certos para sua futura startup médica.