Todas as profissões precisam de bons profissionais, mas algumas em específico requerem mão de obra qualificada pela necessidade de serviços mais elaborados ou resultados com mais precisão.
Confira a seguir algumas profissões que precisam de mão de obra qualificada para saber se você se encaixa em alguma delas ou para começar hoje mesmo a estudar e buscar o seu lugar no mercado de trabalho.
1. Engenheiro de Soldagem
O Engenheiro de Soldagem, além de manusear Ferramentas Soldadas, é responsável por fazer o planejamento e supervisão da execução das atividades de caldeiraria, soldagem e estruturas metálicas.
Além disso, este profissional inspeciona processos de fabricação de acordo com pontos extremamente importantes, como as normas de qualidade, preservação do meio ambiente e segurança do trabalho.
2. Analista de Segurança da Informação
O Analista de Segurança da Informação é responsável por proteger a infraestrutura de TI de uma empresa contra ataques de hackers, vírus e quebras de segurança.
Sua responsabilidade é garantir que as informações não vazem, sejam corrompidas ou em caso de um ataque, reduzir preventivamente a quantidade de dados perdidos para o mínimo possível e se certificar de que a empresa não tenha perdas significativas e saia prejudicada desta situação.
Além disso, um Analista de Segurança Informação deve verificar as áreas fracas, que são os pontos vulneráveis a vírus ou ataques externos para garantir total proteção.
Ademais, é função deste profissional manter o antivírus sempre ativo, alterar senhas que não são fortes o suficiente e podem ser facilmente alteradas e garantir a instalação de boas firewalls.
3. Webmaster
O Webmaster é o profissional que possui capacitação para gerenciar completamente a criação e o desenvolvimento de sites.
É ele quem irá coordenar as atividades e tarefas tanto de um web designer, que é responsável pelo projeto estético e funcional quanto de um desenvolvedor web, que é responsável pela programação, códigos, sistemas e área administrativa do site, além de ter contato direto com o cliente e mediar suas solicitações quanto a alterações e melhorias no seu website.
No entanto, por possuir uma função de gerenciamento, o Webmaster não precisa necessariamente dominar as tecnologias de programação e desenvolvimento de plataformas, porém, é importante que o mesmo tenha noção dessas ferramentas para que saiba como executar sua função e ofereça serviços de qualidade para os clientes, uma vez que um profissional qualificado deve estar cem por cento ciente do que oferece.
4. Arquiteto
O Arquiteto tem a função de planejar e acompanhar a execução da edificação de seus projetos para espaços de lazer, moradia, transporte, trabalho, dentre várias outras.
É ele quem trabalha na harmonia entre a iluminação, ventilação e móveis de um ambiente, além de auxiliar os clientes em todas as dúvidas possíveis.
O profissional de arquitetura utiliza soluções criativas, estéticas, históricas, culturais, funcionais e com impactos urbanos e ambientais conscientes.
Além disso, ele projeta uma construção ou reforma verificando as condições do local, limites financeiros e espaciais para adequar o espaço para sua finalidade imposta.