O Bolsa Família faz a transferência de renda direta para muitos beneficiários, criado pelo Governo Federal em 2003. Diversos programas sociais foram unificados para a sua criação, atendendo mais de 16 milhões de brasileiros.
Também pode ser uma boa descobrir como consultar saldo do Bolsa Família pelo CPF e saber como está o funcionamento do programa.
Porém, não é um programa apenas assistencialistas, os beneficiários também são chamados para fazer um curso profissionalizante para poder se qualificar e dessa forma, conseguir conquistar autonomia financeira.
Cursos para Bolsa Família
No começo, essa qualificação se deu por cursos técnicos que conseguiam melhorar a situação financeira das pessoas que não conseguiam meios para estudar e se qualificar. Os valores transferidos para as pessoas começaram a movimentar a economia.
Com isso, novas opções de mercado e de lugares de comércio foram surgindo, o que ampliou a possibilidade de essas pessoas se inserirem no mercado. Quem se inscreve em algum curso não vai perder o benefício.
O benefício só é retirado quando a pessoa voluntariamente se renuncia a receber o Bolsa Família por ter conseguido melhorar a sua situação econômica. Mesmo assim, em qualquer caso de necessidade, é possível voltar ao auxílio.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego fornece a formação de trabalhadores, assim como os beneficiários do programa social. A prioridade é jovens e adultos que tenham entre 16 e 29 anos.
Podem se inscrever no Ministério do Desenvolvimento Social, mas qualquer outra pessoa também pode participar. O Pronatec oferece cursos de formação inicial, assim como continuada.
Os cursos são oferecidos pelo Ministério da Educação, permitindo o custeamento desse programa. O SENAI e SECA também utilizam seus espaços e seus cursos para oferecer vagas destinadas ao Bolsa Família.
Os cursos para quem recebe Bolsa Família variam de diversas modalidades. Podem ser encontrados pintor de parede, confeiteiro, padeiro, azulejista, introdução a programação de computadores.
Para tal, esses cursos com certificado são ofertados também para quem recebe Cadùnico. O objetivo é conseguir ajudar a população a conseguir uma vaga de emprego, deixando a sua capacidade muito melhor, levando a uma independência financeira.
O seu funcionamento é dado com a parceria entre locais públicos e privados também. Os cursos contam com oportunidades em diversas áreas, desde Saúde, mas também para comunicação, administração.
Há a oferta de cursos presenciais e também online, recebendo o certificado depois que acabam concluindo o curso.
Contam com a possibilidade de cursos também com um foco na capacitação empreendedora, mas também são oferecidos os que vão desenvolver habilidades socioemocionais, da mesma forma que técnicas relacionadas ao trabalho.
O Progredir é o nome do programa atual, com diversas ações que são voltadas para as famílias que têm baixa renda, possibilitando um acesso mais justo ao empreendedorismo, além da qualificação profissional e a volta ao mercado de trabalho.