Profissional de compras: uma carreira que está em alta

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O profissional de compras é uma profissão que cada vez mais tem um papel importantes nas salas de reunião corporativas.

Com mais pessoas tentando conquistar essa posição, é uma das funções que cresceu bastante durante esse período de pandemia.

Uma pergunta comum é entender porque cada vez mais pessoas estão procurando essa profissão? Com um salário excelente, ainda oferecem desafios e tem ótimas opções de contratações.

Habilidades exigidas

Com diferentes formações em gestão, engenharia ou economia, é um profissional que gosta de entender de Compras ou Logística sobre Cadeia de Suprimentos.

Uma só especialização não vai ser o suficiente para crescer na área.

Também é importante entender e economia, políticas de mercado, direito, abastecimento em escala global.

Há uma certa hierarquia no setor, compreendendo os cargos de assistente, analista, comprador e gerente.

Para poder ser um bom profissional, é necessário também entender de diferentes ferramentas para ter o melhor resultado de custo-benefício.

Por isso, na rotina de trabalho, é fundamental ter uma capacidade de fazer negócios, além de traçar as melhores estratégias com fornecedores encontrados no guia de fornecedores e estabelecer contratos.

Como se especializar

O trabalho pode começar com equipamentos de empresas, comprando suprimentos para indústrias ou governos, ou ainda sendo um especialista em compras para atender as diferentes demandas.

Por exemplo, ao receber a solicitação de compra de mil computadores de alto desempenho, o comprador deve entender e contestar o pedido, vendo as necessidades reais da empresa.

Deve verificar que tipo de profissional vai usar o equipamento e se realmente precisam de um computador desses.

Um funcionário que fica mexendo apenas na criação de documentos, não vai precisar.

E nisso é fundamental ter capacidade de ser analítico, algo muito cobrado entre os empregadores.

No entanto, essas habilidades podem ser alcançadas somente com experiência.

Para ser gestor, é importante conhecer mais sobre o universo de compras, além de saber analisar o mercado, tendências e disponibilidade de mercadorias.

É papel do profissional também assumir a responsabilidade de treinar e gerenciar o trabalho dos seus subordinados.

Procurar um mestrado ou MBA vai ser fundamental para melhorar as suas chances de crescer para uma posição de gerente.

Alguns lugares oferecem cursos voltados para gestão de aquisição, mostrando todo o processo de avaliação de necessidade, valor do ciclo de vida, além de tomada de decisão.

Os cursos também devem ser voltados para gestão de canais, contratos governamentais, gestão de operações, logísticas e leis de compras.

Quais são os principais desafios dos profissionais de compras?

Por mais que tenham muitos benefícios em trabalhar com a área de compras, também é uma escolha de carreira que exige muitos desafios.

Para crescer nela, é importante ter muita capacidade analítica para poder avaliar as compras, demandas, sazonalidade e outros fatores que são fundamentais para uma boa compra.

Por mais que tenham grandes riscos na rotina de trabalho, por outro lado, saber como gerenciar isso com as ferramentas certas constrói uma carreira bem sólida.

Assim, permanecer atento aos fornecedores é importante para manter um reflexo da imagem da empresa compradora.

O profissional é responsável por criar também essas estratégias para manter uma gestão eficiente da área de compras.